Bem-Vindos

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LINHAS DE PESQUISA



O NuPEP tem por finalidade congregar pesquisadores, estudantes e professores interessados no desenvolvimento de estudos sobre estudos de linguagem, mais especificamente nas seguintes linhas de pesquisa:

1. Descrição do Português, cujo objetivo são os estudos voltados para análise e descrição do português em uma perspectiva enunciativa dentro do quadro teórico da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de Antoine Culioli.

Dentro desta linha investigativa, desenvolvem-se pesquisas que buscam analisar, a partir de marcas linguísticas, o processo de construção de valores referenciais de um dado fenômeno linguístico, buscando as operações que viabilizam a construção de tais valores.

Ainda dentro do quadro teórico trabalhado, em um outro viés investigativo, tem-se buscado também a identidade de elementos lexicais (ou morfolexicais) através da variação de suas ocorrências. 

2. Variação Linguística, Letramento e Oralidade, cujo objetivo é caracterizar a variação/diversidade linguística em processos interacionais, em eventos de oralidade e de letramento, tanto em comunidades sociais quanto em escolas que atendem a populações dessas comunidades e sistematizar modelos ou teorias dessa variação linguística capazes de possibilitar a prática de autorreflexão e de conscientização do professor de língua portuguesa como capacitação docente para o ensino de língua portuguesa, de acordo com uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987).

3. Normas linguísticas no/do Brasil: história, pesquisa e ensino, cujo objetivo é pesquisar, principalmente em corpus de língua escrita culta, fatos linguísticos que merecem revisão crítica, sobretudo aqueles com evidente caráter anacrônico (norma padrão), quando comparados com as variedades cultas (norma culta), para, com isso, dar um tratamento pedagógico à questão.

O estudo das normas tem, como objeto, os instrumentos linguísticos (AUROUX, 2009), ou seja, tanto gramáticas quanto dicionários, sejam eles contemporâneos ou antigos.

De um ponto de vista teórico, os trabalhos podem, como já mencionado acima, ser predominantemente descritivos, mas podem também ser feitos trabalhos ligados à Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2014), com destinação pedagógica, e à historiografia linguística.

4. Historiografia (da) Linguística: estudo de fontes pretéritas e contemporâneas, cujo objetivo é pesquisar, a partir dos postulados teóricos da Historiografia (da) Linguística, sobretudo a partir das contribuições de Koerner, Swiggers, Altman, entre outros.

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